C O L É G I O      L E M A

Rua Guaipá, 1179/1186 – Vila Leopoldina

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Nossas Boas-Vindas!

A Equipe do Colégio Lema dá boas-vindas aos pais e alunos.

Gostaríamos de manifestar a nossa satisfação em poder contribuir para o desenvolvimento de seu filho, que agora passa a fazer parte de nosso Colégio.

 

Formação e informação

 

            O Colégio Lema, há mais de três décadas, trabalha o propósito da educação agregando em seu aluno, além da informação, a consciência da importância de valores que promovam a valorização da figura humana.

            Cabe ao Colégio, através de suas estratégias instrucionais em que se associam o espaço físico e o elemento humano, apresentar-se como facilitador deste processo, sendo sensível à competência básica de cada jovem e de cada criança. É por este motivo que, a cada ano, além do cuidado permanente com a preservação do espaço, tornando-o adequado ao bem-estar de cada aluno, investimentos constantes são feitos em suas estruturas físicas e pedagógicas.

  

 

Regulamento Interno

 

1-) Horários

            Período Matutino

            Ensino Médio – (1º ano): 07:20 às 13:30h

                                      (2º ano): 07:20 às 12:40h (04 vezes por semana até 13:30h)

                                      (3º ano): 07:20 às 13:30h

 

Ensino Fundamental II – 07:20 às 13:30h (9º ano)  

Ensino Fundamental II – 07:20 às 11:50h (6º e 7º ano) – (01 vez por semana até 12:40h)

Ensino Fundamental II – 07:20 às 11:50h (8º ano) – (03 vezes por semana até 12:40h)

Ensino Fundamental I – 07:25 às 11:55h

Educação Infantil – 07:30 às 11:50h

 

            Período Vespertino

Ensino Fundamental II – 13:00 às 17:20h

Ensino Fundamental I – 13:00 às 17:20h

Educação Infantil – 13:00 às 17:20h

 

Período Integral

07:30 às 17:20h

 

IMPORTANTE

 

           Conforme os horários apresentados para o aproveitamento do curso de Ensino Fundamental II e Ensino Médio, haverá tolerância de 10 minutos na 1ª aula. O aluno, que por motivos particulares atrasar-se além do permitido, deverá apresentar na portaria uma solicitação de entrada feita pelos pais ou responsáveis.

 

2-) uniforme

 

            O uso do uniforme é obrigatório da Educação Infantil ao 3º ano do Ensino Médio. O uniforme, alémd e identificar o aluno, é fator de funcionalidade, economia e simplicidade.

            Relação de uniforme por curso:

            Educação Infantil, Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) e Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano): agasalho completo.

Meninos: camiseta e bermuda (ambas do Colégio)

Meninas: camiseta e saia-short ou calça ciclista (ambas do Colégio)

            Ensino Médio: Moças: Calça jeans ou calça bailarina preta e camiseta do Colégio.

                                    Moços: Calça jeans ou bermuda preta lisa e camiseta do Colégio.

            Os pais devem atentar-se quanto ao uniforme, devendo lembra-se que o Colégio trabalha com grupos e o tratamento deve ser de igualdade, não podendo a escola excessivamente atender concessões, pois ficamos impossibilitados de realizar nosso trabalho.

            Dependemos do empreendimento dos senhores para obtermos resultados.

            Os alunos deverão estar devidamente uniformizados a partir da 2ª semana de aula. Caso ocorra do aluno não estar uniformizado será impedido de assistir às aulas do dia, devendo retornar para casa.

 

3-) Lições, trabalhos e cadernos

 

            Reforçamos aos pais a necessidade de realizar todas as tarefas extraclasse. Além de auxílio efetivo no estudo, praticam assim o compromisso com a escola.

            As solicitações de lições e trabalhos deverão ser entregues nas datas determinadas, pois serão instrumentos de avaliação.

            Os cadernos também são instrumentos de avaliação, tendo muita importância o registro de todas as atividades dadas em classe.

 

4-) sistema de avaliação

 

             A avaliação do aproveitamento escolar far-se-á num processo contínuo integral e cumulativo, dando-se preponderância aos aspectos qualitativos sobre os quantitativos.

            A verificação do rendimento escolar compreenderá desde a avaliação do aproveitamento até a apuração da assiduidade, devendo a avaliação do aproveitamento incidir  sobre o desempenho do aluno, nas diferentes experiências de aprendizagem, levando-se em consideração os objetivos visados pela escola.

            O Professor irá utilizar 5 (cinco) instrumentos de avaliação obrigatórios para o fechamento da nota bimestral.

            - Português/Matemática: 4 (quatro) provas semanais, com 5 (cinco) questões dissertativas

            - Ciências/História/ Geografia: Quinzenal: 5(cinco) questões dissertativas

            - Inglês: Quinzenal: 5(cinco) questões dissertativas

            - Avaliações Bimestrais, sendo: Gramática, Redação, Ortografia, Interpretação de Texto, Matemática e Geometria, História, Geografia+Mapa, Ciências, Inglês, Ética e Cidadania. Provas com 8 (oito) questões dissertativas e 2(duas) alternativas.  

            + Nota de caderno e lições extraclasse

            + Organização

 

5-) atuação da orientação educacional quanto ao não cumprimento das tarefas

 

            Após a verificação do professor, o caderno receberá um carimbo onde constará que o aluno realizou ou não seu compromisso. Caso não tenha cumprido com o seu dever, o mesmo deverá apresentá-la na próxima aula. Ocorrendo do aluno não realizá-la até a data solicitada, será encaminhado à orientadora para que seja exigido seu cumprimento.

            Todos os alunos possuem ficha individual e qualquer situação que impeça o aproveitamento e melhor desempenho do aluno será registrado e comunicado aos senhores para providências.

 

6-) agenda escolar

 

            É de extrema necessidade que todos possuam agenda escolar para que registrem seus compromissos ou, quando necessário, pais e professores tenham motivos de comunicação entre si.

 

7-) Objetos de valor

 

            Solicitamos aos Srs. Pais o cuidado de não permitirem que seus filhos portem objetos de valor, aparelhos eletrônicos e outros. A Escola não se responsabiliza por perdas ou extravios.

            Pedimos aos pais que não permitam em hipótese alguma objetos que interfiram na produtividade de seu filho em sala e que, inclusive, venha a atrapalhar o trabalho de todo o grupo. Trata-se de respeitar o ambiente escolar.

 

8-) objetos de risco

 

            Para as crianças de educação Infantil os pais devem diariamente, verificar mochilas e lancheiras para que o aluno não traga objetos que possam oferecer perigo a ele mesmo ou a outra criança da sala. Evitem, principalmente peças pequenas que possam ser engolidas ou causarem asfixia. Damos alguns exemplos: moedas, tampinhas de refrigerante ou produtos de tal formato, rodinha de carrinho, brinquedos com tamanho inferior que possam ser introduzidos a boca.

            Para alunos de Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio, é proibido trazer ao Colégio objetos pontiagudos que possam trazer riscos como cortes, furos e ferimentos em olhos.

 

9-) mochilas, lancheiras e materiais para alunos de educação infantil, ensino fundamental I (1º ao 5º ano)

 

            É de extrema importância que as lancheiras sejam higienizadas diariamente e que os alimentos fiquem acondicionados em embalagens apropriadas para serem consumidos pelas crianças.

            As mochilas e materiais escolares devem estar organizados para que as crianças se habituem em manter a ordem com todos os materiais que serão utilizados diariamente.

 

10-) materiais escolares

 

            Ensino Fundamental e Ensino Médio

            Diariamente através do horário, os alunos deverão trazer livros e cadernos para  as aulas. Sem o material, o professor fica impossibilitado de realizar seu trabalho e o aluno acaba por ficar prejudicado no desenvolvimento do conteúdo e aquisição do conhecimento.

            Pedimos atenção inclusive ao estojo que deve conter diariamente lápis, borracha, apontador, canetas e régua. O professor não pode parar a aula e esperar que o aluno procure o material para realizar suas tarefas interrompendo, assim, o andamento da sala.

 

11-) saída antecipada

  

            Havendo necessidade de saída antecipada, os pais deverão encaminhar solicitação assinada e datada, utilizando-se para tanto da agenda escolar. Não HAVENDO AUTORIZAÇÃO DOS PAIS, O ALUNO SERÁ IMPEDIDO DE SAIR. Como medida de segurança, solicitamos aos senhores pais, especialmente dos alunos de Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental que, no caso de outras pessoas retirarem os seus filhos, os mesmos sejam apresentados à professora Carla ou então que se comuniquem, por escrito com a Escola, com a devida antecedência. Caso não exista essa providência, as crianças não serão entregues em hipótese alguma.

 

12) permanência de alunos após o horário de aulas

 

            Solicitamos especial observância dos Srs. Pais quanto a esse item. A Escola oferece condições de aguardar a retirada das crianças até 30 minutos depois do encerramento das atividades. Após esse horário estarão unicamente sob vigilância de porteiros.

            Em casos especiais, solicitamos prévia comunicação com a escola.

13-) período integral

 

            Os alunos do Período Integral realizarão a lição de casa na escola sob a supervisão do orientador de grupo. Os alunos que saírem mais cedo, por qualquer motivo, a farão no momento da correção em classe.

O estudo de provas será direcionado pelo professor para o orientador de grupo com questões preparadas e direcionadas aos conteúdos desenvolvidos. 

            Quando houver falta, o aluno também deverá realizar as atividades do livro em classe.

            Em época de provas não haverá lições de casa, somente estudo dirigido.

 

14-) reunião de pais

 

            Considera-se o papel da família de importância fundamental na tarefa educativa. É a família que estabelece as condições preliminares na esteira das quais a educação formal implanta seus alicerces. Tal participação deve ser incentivada seja como fonte realimentadora do processo formativo, seja como fonte de dados que esclarece o perfil e as necessidades do educando. Nesse sentido não se pode abdicar da atuação e do engajamento familiar. Portanto, percebam a importância de trabalharmos respaldados a fim de realizarmos todo o processo educativo, contando com a presença dos senhores em dias que discutiremos assuntos de tanta importância. 

15-) atenção aos pais de educação infantil (mt I, MtII, JdI e jdII)

 

           Nas duas primeiras semanas de aula, compreende-se que os pais devam acompanhar seu filho até a sala de aula. A partir de 11/02, os pais deverão deixar seu filho sob os cuidados dos porteiros para que os respectivos professores os recebam e os conduzam até a classe. 

 

Professores Responsáveis

 Materna I (1º estágio)

Isabel Cristina e Isabel

Maternal II (2º estágio)

Beatriz e Debora

Maternal II

Maricelma e Beartriz

Jardim I

Bianca e Catiane

Jardim II (A)

Bárbara

Jardim II (B)

Andrea

1º A

Vera

1º B

Carina

2º A

Solange

2º B

Renata

2º C

Vanessa

3ºA

Renata

3ºB

Susi

3º C

Solange

4º A

Ivine

4º B

Ivine

5º A

Carina

5º B

Susi

 

Professoras  Integral:

 

Jardim I e Jardim II (B): Andrea e Catiane

Jardim II (A): Bárbara

1º ano (manhã): Isabela

1º ano (tarde): Rebeca 

2º ano B e 3º ano C: Alyne

2º ano A: Vera 

3º ano A: Alyne 

4º ano A: Samara

5º, 6º, 7º e 8º ano: Adriana  

           

 O professor do Integral tem como meta pedagógica realizar todas as tarefas de casa, realizar estudo para as provas, fortalecer o conteúdo com atividades extras.

            Os pais serão convocados para uma reunião com a Orientação quando o aluno apresentar alguma deficiência de aprendizado.

16-) aulas extras

 

  Teatro: incluso no programa escolar, taxa mensal acrescida na mensalidade no valor de R$10,00 (dez reais)

  Futebol, Natação e Ginástica Rítmica:  Custo adicional

 

17-) infra-estrutura

            Parque Aquático,

            Sala Maker

            Sala Multimídia

            Horta

            Laboratório

            Sala de Informática

 

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