O Colégio Lema, há mais de 30 anos, trabalha com dedicação e seriedade para formar indivíduos conscientes de suas possibilidades, munidos de uma cultura que lhe permita conhecer e compreender o mundo e refletir sobre o seu papel na sociedade. Indivíduos capazes de argumentar e de atuar de forma eficiente no pleno exercício de sua liberdade interior.

A educação humanista é formadora de pessoas livres, construtoras de um juízo sólido e de nobre caráter. Na sua pedagogia, é necessário se praticar as virtudes, enobrecendo o homem e a sabedoria humana. O exercício das faculdades naturais, a espontaneidade e o interesse pelas ferramentas transformadoras fazem parte dessa filosofia. Tudo isso compõe o processo do crescimento humano, como ser realizador e conhecedor de suas conquistas.

Nessa visão, os alunos são educados para fazer escolhas, dando-lhes oportunidades de criar suas próprias identidades e traçar os seus projetos de vida. As crianças e jovens educados nesta linha não têm problemas de integração e possuem censo de autonomia e autenticidade.

A equipe de profissionais do Colégio Lema vem trabalhando de forma contínua para o desenvolvimento pleno do educando e entende que os laços criados na infância e na adolescência são fatores determinantes para ambiente favorável em sala de aula, pois adquirem entre eles um espírito de colaboração mútua, contribuindo no entrosamento das atividades propostas.

Nesse contexto, também se salientam os laços criados com os profissionais do colégio, que têm por objetivo principal atingir suas metas, não medindo esforços em auxiliar os alunos, respeitando a individualidade e garantindo uma relação de sucesso.